Paraíba vai sediar  o ‘I Encontro Nacional de Forrozeiros’ entre os dias 20 e 22 de novembro

A Paraíba vai ser palco de um dos maiores eventos de forró de raiz do país. O I Encontro Nacional de Forrozeiros vai acontecer em  João Pessoa, entre os dias 20 e 22 de novembro, e vai reunir  artistas, gestores culturais, pesquisadores  do ritmo  e autoridades políticas de vários estados  brasileiros  que  debaterão  a  salvaguarda  dWhatsApp Image 2017-11-09 at 13.52.51 (1)o  forró  como  Patrimônio  Imaterial  do Brasil.

O evento, que acontecerá na  Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc), conta em sua programação com shows-manifestos, mesas redondas, rodas de conversa, entre outras  atividades.  O ponto  alto  do  I  Encontro  Nacional  de  Forrozeiros  será  o  II  Fórum Nacional  de  Forró  de  Raiz,  que  trará  no  dia  20  de  novembro  uma  audiência  pública  organizada pela  Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do  Senado Federal. A CDR  é  presidida  pela  senadora  Fátima  Bezerra,  responsável  pelo  encaminhamento  do pedido de promoção da audiência púbica na cidade João Pessoa como parte do evento.

“O  forró tem um importante papel no desenvolvimento da região Nordeste e do país, na medida  em que é  responsável por milhares de empregos que vão além da sazonalidade dos festejos juninos. Neste sentido,  avançar na construção da sua salvaguarda,  significa lançar um  ponto de partida para fomento de políticas publicas para este setor da cultura brasileira”, afirmou a senadora.

Além do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, foram convidados a participar da audiência o  secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, a presidente do IPHAN, Cátia Bógea, a presidente da Associação Balaio do Nordeste, Joana Alves, e o cantor Santanna. Para Lau Siqueira, uma audiência pública do Senado no estado  tem uma grande  importância simbólica, “principalmente porque coloca a Paraíba no centro do debate sobre a apropriação do forró pelo povo brasileiro, para muito além do registro institucional”.

Já  Joana  Alves,  principal  articuladora do  Fórum  Nacional  do  Forró  de  Raiz,  lembra que  “o  objetivo  primordial  do  fórum  é  transformar  o  ritmo  do  forró  tradicional  em Patrimônio Imaterial do Brasil  através da produção de Cartas de Diretrizes voltadas para a instrução técnica do registro e elaborada por cada um dos Estados participantes”.

O Encontro Nacional de Forrozeiros é iniciativa do Fórum Nacional do Forró de Raiz, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult),  e  Núcleo  Interdisciplinar  de  Pesquisa  e  Extensão  em  Economia  Solidária  e  Educação Popular – NUPLAR/COEP/PRAC/UFPB.

Artistas  como  Alcymar  Monteiro,  Santanna,  Nando  Cordel,  Genival  Lacerda, Cezzinha,  Chambinho  do  Acordeon,  entre  outros  expoentes  nacionais  do  forró  já confirmaram participação no evento, que também terá “shows-manifestos” no palco da Praça  do Povo no Espaço Cultural da Paraíba. As inscrições para  I Encontro Nacional de Forrozeiros  podem ser  realizadas  de forma gratuita  no  site  www.encontronacionaldeforrozeiros.com,  onde  também  está  disponível  a programação completa do evento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ nove = 16

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>